Arquivo

Home » » Resumo: Planejamento de Estudo para o ENEM

Resumo: Planejamento de Estudo para o ENEM


Estratégia Concursos – Raphael de Oliveira Reis
13 de abr de 2017 10:32

Bônus Extra

Resumo: Planejamento de Estudo Eficiente para o ENEM

 

No dia 10/04, os Professores Décio Terror, Rafaela Freitas e Raphael Reis lecionaram um aulão especial sobre planejamento de estudo eficiente para o ENEM, por meio de transmissão ao vivo no canal do Youtube Estratégia ENEM.

Como reforço, segue abaixo o resumo do aulão. Quer receber a versão deste artigo em PDF? Basta cadastrar o seu e-mail na minha lista de e-mail que enviarei o arquivo no próximo sábado, dia 15/04. Você também pode assistir e compartilhar o aulão com seus amigos acessando AQUI.

 

1 Edital ENEM 2017

Inscrições: do dia 08 a 19 de maio

Valor: R$ 82,00

Provas: 05 e 12 de novembro com abertura dos portões às 13:00

Resultados: 19 de janeiro de 2018

1º dia de prova: 05/11-> Linguagens, Ciências Humanas e Redação -> tempo de realização: 05:30. Reservar 1h para realização da redação

2º dia de prova: 12/11 -> Ciências da Natureza e Matemática -> tempo de realização: 04:30. Atenção, porque ela exigirá dos alunos cálculos mais ágeis, já que teremos física e matemática no mesmo dia.

O ENEM preza pela coerência devido a Teoria de Resposta ao Item, ou seja, é preferível acertar todas as questões fáceis e errar as difíceis do que o contrário.

É importante ir muito bem na redação e na matemática, porque essas notas podem elevar a média.

 

[Antes de prosseguirmos, convido você a conhecer o Curso do Estratégia ENEM. Compartilhe em suas redes sociais e marque as pessoas que possam ter interesse]

 

2 Planejamento de Estudo

Não existe um planejamento padrão, porque depende das especificidades de cada estudante.

Ter consciência de seu estado atual e qual é o estado desejado, isto é, o que você precisa fazer para alcançar o seu objetivo?

É possível estudar de maneira eficiente mesmo trabalhando ou tendo poucas horas de estudo diariamente. Por isso, é preciso realizar um planejamento estratégico de estudo eficiente e usar as técnicas de alto rendimento, para o melhor proveito de suas horas de estudo.

 

1º passo: definir o curso que você pretende fazer e em qual instituição de ensino. Após isso, pesquise qual foi a última média de corte. Assim, você terá uma noção da pontuação necessária para ser aprovado.

2º passo: defina o grau de dificuldade que você tem em cada disciplina cobrada no ENEM, classificando-as de 0 a 3. Aquelas que você apresentar mais dificuldade irão aparecer com mais frequência em seu planejamento de estudo semanal.

3º passo: faça o seu planejamento semanal. Se você tiver 14h semanais de estudo, poderá separar 2 disciplinas por dia, com 2 horas de estudo para cada uma delas. 

4º passo: o pulo do gato de um estudo eficiente é a revisão, porque ela evita o esquecimento e reforça o aprendizado. Assim, é necessário fazer revisões periódicas em seu planejamento. O conteúdo estudado precisa ser revisado 24h depois, em 15 dias e em 30 dias. Geralmente, a revisão ocupa um espaço de 15 a 30 minutos.

5º passo: estudar 30 minutos e descansar 5 minutos ou estudar 1h e descansar 10 min, isso facilita a concentração e melhora a absorção do conteúdo.

6º passo: fechamento do estudo teórico com a realização de exercícios. Fazer blocos de 12 questões no tempo de 30 minutos. Assim, você estará apto a realizar cada questão numa média de 02:30, sobrando tempo para tomar uma água, fazer um pequeno lanche e ir ao banheiro.

7º passo: Estudo intenso requer descanso profundo, isto é, reserve um dia (geralmente é o domingo à tarde) para relaxar totalmente.

8º passo: comemore a metas de curto prazo. Se você cumpriu a sua meta semanal de estudo, comemore assistindo alguns episódios de sua série preferida, saia com os amigos, vá ao cinema e coma aquela bela porção de bata fritas!

 

[Antes de prosseguirmos, convido você acompanhar o meu trabalho nas redes sociais: Youtube, Instagram: profraphaelreis e Facebook: Professor Raphael Reis. Contribua com a divulgação compartilhando este artigo]

 

3 Técnicas de estudo de alto rendimento

Usar a marcação (marca texto) seja em seu material PDF ou impresso daquelas partes mais importantes.

Na maioria dos materiais, os professores destacam essas partes em negrito ou em quadros. Marque essas partes!

A marcação do texto é o seu maior aliado na hora de fazer as revisões, porque revisão não é a releitura de todo o material, mas exatamente desses trechos destacados! Assim, você evita o esquecimento e economiza tempo.

Fazer muitos exercícios. Terminou de estudar determinado conteúdo faça os exercícios correspondentes. Lembrando: 12 questões em 30 minutos.

Estabeleça metas de acertos: a cada 12 questões, quantas você quer acertar? Isso é um processo gradativo.

 

4 Gestão do Tempo

Faça o planejamento semanal.

Organize o seu espaço de estudo.

Estabeleça horários de uso das redes sociais e respostas de e-mails.

No momento de estudo, silenciar o celular e tudo aquilo que possa atrapalhar sua concentração.

Escute os áudios das aulas em momentos como de caminhadas, espera em filas, pausa do almoço, etc.

Cultive o hábito da leitura diária.

 

[Convido você a conhecer o Curso do Estratégia ENEM e baixar gratuitamente as aulas demonstrativas. Compartilhe em suas redes sociais e marque as pessoas que possam ter interesse]

 

5 Próximo Aulão ao vivo do Professor Raphael Reis

Aulão ao vivo

Tema: Trabalho e Sociedade?

Data: 24/04

Horário: 19h

Local: canal do Youtube do Estratégia ENEM

Contatos:

Lista de e-mail: goo.gl/JlOYv9

Facebook: Professor Raphael Reis

Instagram: profraphaelreis

Youtube: Don Raphael Reis

E-mail: profraphaelreis@gmail.com

 

The post Resumo: Planejamento de Estudo para o ENEM appeared first on Estratégia Concursos.

0 comentários:

Postar um comentário