Arquivo

Home » » Os segredos para ser aprovado em um concurso

Os segredos para ser aprovado em um concurso


Empregos & Concursos – Cristiano Stefenoni
12 de abr de 2017 16:05

Durante a preparação para concursos, é necessário foco e dedicação para alcançar o tão sonhado objetivo. Parece simples mas, na prática, começam a aparecer as dificuldades. O coach Victor Ribeiro, criador do treinamento online Estratégias de Aprovação, se dedica a ajudar concurseiros a melhorarem seu desempenho nos estudos e chegarem mais perto da realização desse sonho. Ele ensina estratégias de planejamento, gerenciamento emocional e aprendizagem acelerada há cinco anos, e foi um dos palestrantes no Coaching Day, realizado pela Folha Dirigida no último sábado, no Rio de Janeiro.
Victor defende a técnica de aprendizagem ARI, em que são apresentados três pilares para garantir a aprovação: aprender, revisar e interpretar. Segundo ele, o objetivo do concurseiro não deve ser decorar, mas aprender. Afinal, lidará com o conteúdo das disciplinas no dia a dia como servidor público.
Há diferença também entre a qualidade e a quantidade de estudo, onde ambas são complementares, porém não adianta estudar muitas questões tendo quantidade e não compreender verdadeiramente seus resultados. "Ser aprovado é uma evidência que você aprendeu o conteúdo de seu edital", diagnostica Victor.
Victor explica que o significado do aprendizado não é apenas ler ou escutar, como pode ser uma representação mental de suas observações.  "No final do processo, a aprendizagem é aquilo que quando se fecha os olhos, fica na cabeça", diz, explicando que tal representação mental é a essência da aprendizagem.
Segundo o coach, a revisão é a seleção de conteúdos aprendidos somada com a formação de uma representação mental, em que o estudante deve relembrar antes que acabe esquecendo. O especialista orienta que é importante fazer essa recapitulação assim que terminar uma seção de estudos. "Revisar 30 vezes leva menos tempo que revisar cinco vezes. Cada revisão vai ficando mais rápida a partir desse método."
O especialista afirma que motivação é crucial durante a preparação, porém o que pesa mais é a competência. "Prepare-se para a prova como se todos os itens objetivos fossem sua redação ou sua prova oral. Você leva menos tempo em cada item e quanto mais fizer, melhor. Não se apresse quando estiver resolvendo uma questão pela primeira vez."
De acordo com Victor, utilizar edital verticalizado é uma boa técnica de organização pois criar uma estrutura lógica com itens detalhados facilita o entendimento. "Pergunte-se qual carreira deseja e qual nível quer aprender. Assim, você pode escolher um eixo comum de matérias e ver quais concursos possuem matérias iguais."

Dicas-do-especialista

Banner_RedeVitoria

0 comentários:

Postar um comentário