Arquivo

Home » » RAIO-X – Quadro Complementar Oficiais do Exército (EsFCEx): Saiba tudo sobre essa excelente oportunidade!

RAIO-X – Quadro Complementar Oficiais do Exército (EsFCEx): Saiba tudo sobre essa excelente oportunidade!



Olá, pessoal! Já ouviram falar em Quadro Complementar de Oficiais do Exército? Não? Sim? Seja qual for a sua resposta, nesse artigo vamos abordar o que você precisa saber sobre essa excelente oportunidade: concurso de admissão à Escola de Formação Complementar do Exército – EsFCEx!

Contextualização

O Exército Brasileiro possui em seus quadros permanentes, quatro tipos de oficiais (os da linha Bélica, formados na Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), o quadro de Engenheiros militares formados no Instituto Militar de Engenharia (IME), os oficiais de saúde formados na Escola de Saúde do Exército (ESEx) e os oficiais da linha Complementar formados na EsFCEx (Escola de Formação Complementar). Estes últimos, são profissionais  formados em instituições de ensino civil, nas mais diversas áreas do conhecimento, tais como Ciências Contábeis, Administração, Direito, Psicologia, Pedagogia, Biblioteconomia, Farmácia, Informática, Enfermagem, Magistério, entre outras. E é justamente essa uma grande oportunidade.

O concurso…

A prova é realizada anualmente, normalmente em final de setembro e composta de conhecimentos Gerais (Português, Língua Estrangeira, História e Geografia do Brasil) e conhecimentos específicos relacionados a cada área de atuação.

Veja que estamos diante de uma excelente oportunidade de estudo, haja vista que existe uma regularidade na realização do concurso, vale dizer, o estudo de um ano não é perdido caso o candidato não logre êxito no certame inicialmente.

Idade Limite: 36 anos na data da matrícula (geralmente, primeira quinzena de março do ano do curso).

Quer se preparar em alto nível? Conheça nossos cursos: CURSOS EsFCEx

 

O curso de formação na EsFCEx …

O Curso de Formação de Oficiais (CFO) tem duração de 9 meses e é realizado de março a novembro na cidade de Salvador – BA. Vale destacar que desde o início o Tenente Aluno já recebe uma remuneração interessante, pois são considerados 1° Tenente-Aluno, com remuneração inicial equivalente ao posto de 1º Tenente (Remuneração bruta mensal, aproximada: R$ 9.500,00).

No CFO, o oficial aluno estuda disciplinas voltadas ao meio militar, a fim de adquirir conhecimentos inerentes à carreira.   Durante o curso os alunos realizam viagens (Brasília-DF, Rio de Janeiro-RJ, Resende-RJ, Taubaté-SP, entre outras de acordo com o cronograma anual do CFO). Essas atividades são importantes para que o oficial aluno tenha conhecimento institucional e contato com as atividades que serão desenvolvidas por eles após a formação. Os oficiais recém formados ao final do curso escolhem os locais onde irão servir (trabalhar), de acordo com o grau adquirido no curso. As vagas são disponibilizadas em todo o território nacional e variam a cada ano (algumas cidades geralmente abrem vagas todo o ano como Rio de Janeiro-RJ e Brasília-DF, devido ao grande número de Organizações Militares nessas cidades), conforme podemos verificar no exemplo abaixo:

Distribuição das vagas nos últimos concursos (área Contabilidade):

No âmbito do CFO, o aluno ainda conta com algumas disciplinas que permitem a obtenção do título de Especialista em Aplicações Complementares às Ciências Militares (pós-graduação lato sensu), reconhecida pelo Ministério da Educação.

Vale destacar, ainda, que a escola possui uma excelente infraestrutura que inclui hospedagem, alimentação, local para prática de esportes e assistência médica básica. É uma espécie de resort all inclusive kkkkk (brincadeira…). De qualquer forma, se for o caso, você pode já no CFO economizar uma boa grana!

A carreira…

A carreira do Oficial do Quadro Complementar inicia-se no posto de 1º tenente. Posteriormente, recebe as promoções a capitão (após o interstício de 6 anos aprox.), major (após o interstício de 8 anos aprox.), tenente-coronel (após o interstício de 5 anos aprox.) e coronel (após o interstício de 3 anos aprox.), sendo este o último posto da carreira.

Para mais informações sobre o concurso consulte o sítio da Escola: www.esfcex.ensino.eb.br.

A especialidade de Ciências Contábeis…

Dentre as várias especialidades vamos nos deter agora na especialidade de Ciências Contábeis, pois é a nossa área de atuação e podemos decifrá-la para vocês, tendo em vista que esse concurso está no DNA de nossa equipe aqui no Estratégia.

O conteúdo específico da prova de Ciências Contábeis foi exigido no último edital (2016), da seguinte forma:

a) Administração;

b) Administração Pública Federal;

c) Orçamento Público;

d) Contabilidade Pública;

e) Contabilidade Geral;

f) Contabilidade de Custos;

g) Contabilidade Gerencial;

h) Análise de Balanço.

Esse é o rol de disciplinas que consta no edital, mas nos últimos 6 anos a banca focou em Contabilidade de Custos, Contabilidade Pública e Orçamento Público. Essas disciplinas somadas alcançaram um percentual aproximado de 90% da prova (normalmente, metade da prova focada em custos e a outra metade em Contabilidade Pública e Orçamento). Apesar disso, geralmente, alguma ou outra questão foge à regra e acaba sendo abordada pelos demais itens.

Como o Estratégia Concursos pode te auxiliar nessa jornada rumo à EsFCEx?

Temos diversos cursos preparados especialmente para esse concurso. Todos os cursos podem ser acessados no seguinte link:

CURSOS EsFCEx

Para a área de Contabilidade, preparamos uma "tropa de elite" aqui para elaborarmos um material de qualidade totalmente focado naquilo que realmente interessa para enfrentar as questões de prova para o QCO/Contábeis.

Nossa equipe "tropa de elite" é composta além de mim (Prof. Gilmar Possati), pelos colegas e companheiros de farda, Prof. Rodrigo Moreira e Prof. Fernando Morgental, todos aprovados nesse concurso, conforme vocês podem ver na apresentação da equipe nas aulas demonstrativas, cujos links inserimos abaixo:

CURSO CONTABILIDADE GERAL P/ EsFCEx

CURSO DE CONTABILIDADE DE CUSTOS P/ EsFCEx

CURSO DE CONTABILIDADE PÚBLICA P/ EsFCEx

Baixe as aulas demonstrativas gratuitamente e confira nossa proposta metodológica para nos prepararmos em alto nível para essa excelente oportunidade!

Aproveitamos a oportunidade para divulgar a PROPOSTA do quantitativo de vagas para o próximo concurso, o que poderá ser alterada até a divulgação do edital.

Apesar de o quantitativo de vagas ter diminuído em comparação com os últimos anos, vale destacar que esse concurso é anual, independente de crise no governo, terceirização, mimimi, etc! Desde o ano de 1990 temos concursos regulares, apenas com oscilações no número de vagas e formações. Já foram formados mais de 2.000 oficiais nesse período!

Bons estudos!

Equipe Possati

prof.possati@gmail.com

Curta a nossa página e fique ligado(a) em todas as nossas atividades.

www.facebook.com.br/profgilmarpossati

Inscreva-se no nosso canal no YouTube: Contabilizando 

Siga-me no Instagram: @profgilmarpossati

P.S. Aliste-se no nosso "Exército Contábil". Estamos montando uma lista de alunos interessados em receber atualizações, dicas, conteúdos relevantes entre outras informações que de fato agreguem valor na sua preparação. Tudo de forma gratuita e exclusiva. Já temos centenas de alunos cadastrados.

Link para alistamento: http://eepurl.com/crI8YT

The post RAIO-X – Quadro Complementar Oficiais do Exército (EsFCEx): Saiba tudo sobre essa excelente oportunidade! appeared first on Estratégia Concursos.

0 comentários:

Postar um comentário